quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Take on me!

No mundo dos desenhos, há artistas que criam diversas coisas que por mais que seja simples, levou o trabalho e talento de cada um. O clipe do A-HA "Take on me" diz muito isso, a criatividade é grande ao simular que os integrantes da banda fazem parte de um gibi que se mistura com o mundo real.


O clipe utilizou uma técnica chamada de rotoscopia, no qual foi filmado e depois foi esboçado cada quadro, criando um desenho das imagens reais e abrindo a possibilidade de criar efeitos misturando a película original, com a produzida pelas mãos dos cartunistas.


Aqui eu redesenhei algumas cenas desse clipe, só que ao contrário do original que foi utilizado uma espécie de giz de cera ou lápis 4B, utilizei apenas canetas esferográficas azul e preta.


A dificuldade com caneta esferográfica é em criar sombras. Apesar do desenho ganhar maiores detalhes, a tinta da caneta não dá muitas escolhas, é melhor repetir a mesma linha várias vezes, como se estivesse colorindo, porém deixando pequenos espaços pra criar um efeito mais legal!


Na minha opinião é ter paciência na hora de desenhar e criar primeiro os contornos baseados em figuras geométricas simples.


Depois de um desenho primeiramente feito com essas figuras, aí sim adiciona alguns detalhes mais superficiais.


Em seguida, a ideia é rabiscar bastante onde seria as sombras talvez feitas com um algodão ou com os dedos mesmo, mas que com a caneta não é possível.


Ao final, são feitos os detalhes mais "detalhados". Mas ao escolher a caneta esferográfica, a ideia já é criar um desenho mais rústico, bem diferente do real.


Isso é bem legal e são desenhos que eu aprecio muito. São parecidos com sombras, dá pra ver a diferença exata com o real, mas muitas vezes são muito mais ideais que até os mais perfeitos desenhos!


Bom gente, é isso! Muito obrigado quem leu e por favor comentem! Algumas imagens ficaram meio falhas por causa do Scanner, mas espero que tenham gostado!
Jordan


7 comentários:

  1. Bacana, Jordan! Interessante a postagem e os desenhos.
    Faz desenhos de observação. Tudo que puder vira uma grande referência. O objeto mais banal fica interessante no papel e você cresce muito como desenhista.
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gilberto! sempre q puder me dê umas dicas aí! Estou sempre aberto aos cometários! Muito obrigado, visite sempre aí ok?

      Excluir
  2. Jordan, muito bom seu trabalho. Eu fiz algo parecido com uma foto, ams acabei perdendo esse desenho e nunca mais me procurei fazer algo parecido. E vc acabou me incentivando a fazer algo, e devo combinar com os desenhos de observação que realmente são utéis pra um desenhista.

    Aqui é o Hamilton Kabuna e desejo boa sorte.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hamilton! se puder me mandar alguns desenhos seus também... serão de grande importância para mim! E visite sempre aqui me dê umas dicas! Valeu!

      Excluir
  3. Tudo bem Jordan?
    Gostei do traço, ficou muito bem feito! Eu também trabalho com canetas esferográficas (tipo bic) e gosto dessa técnica que você utilizou nos teus desenhos, ficou de primeira linha!
    um grande abraço e bons desenhos!
    Darci Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Darci! Me mande depois uns desenhos seus! Faz tempo que não acessava o blog, mas agora voltarei a postar! Abração!

      Excluir
  4. Quero estes desenhos pra adesivar a parede do meu quarto!!!!!

    ResponderExcluir